sexta-feira, 19 de março de 2010

alergias: como coça!

Os gatos – assim como os cães – podem sofrer de vários tipos de alergias. Geralmente, um gato alérgico possui mais de um tipo de contactante com o qual desenvolve todo o processo. Gatos alérgicos normalmente se coçam na região da cabeça (ver figura) e abdome, lambendo-se compulsivamente, e se tornam animais até com mudança comportamental devido ao incômodo que a coceira causa.

A alergia mais comum, principalmente em nosso país tropical, é a DAPP (Dermatite Alérgica à Picadas de Pulgas, mas não excluindo os carrapatos, piolhos e ácaros). O que acontece é que a saliva da pulga desencadeia um quadro alérgico local que, após intensa coceira, acaba gerando lesões secundárias com bactérias e até fungos oportunistas, levando a um quadro dermatológico agudo e complicado. Observa-se área com perda de pelos, vermelhidão, crostas e intensa coceira.

O segundo tipo de alergia, também bastante comum, é a chamada hipersensibilidade alimentar (HA), na qual o animal acometido desenvolve uma resposta imunológica extremamente exacerbada para um componente alimentar – normalmente às proteínas – embora outros componentes usados na fabricação das rações também estejam envolvidos. Isso também conta para os petiscos em geral. A alergia à comida não se manifesta de forma aguda, podendo levar de um a 10 anos de contato com o alérgeno para desencadear sintomas. Normalmente, isso ocorre após dois anos de contato. Além da coceira, o gato pode apresentar vômitos e/ou diarréias, além de queda de pelo, oleosidade excessiva da pele e problemas nos ouvidos.

A atopia, ou alergia de contato (normalmente contato direto ou por inalação), também acontece nos felinos e, como na HÁ, se manifesta após um tempo de contato com substâncias que o animal não tolera, como por exemplo poeira, carpetes, plantas, tecidos (lãs comumente), fumaça de cigarro, produtos de limpeza e até xampús usados no banho.

Como dito anteriormente, todas essas três alergias se manifestam clinicamente de forma semelhante, sendo difícil distinguir a causa só pelos sintomas. Além disso, o gato faz o mesmo padrão de lesão para diversas patologias dermatológicas, não só alergias, mas também as sarnas, por exemplo, complicando ainda mais o diagnóstico. Um histórico detalhado e testes de eliminação de prováveis causas são muito importantes. Verificar a parte imunológica (teste para a AIDS felina, além de outros) também é importante, pois em uma queda de resistência, todo esse processo fica mais acentuado.

Além destas três causas de alergias em gatos com manifestações cutâneas, não podemos deixar de citar as alergias medicamentosas, na qual o animal pode ter erupções na pele com intensa vermelhidão e aumento de temperatura local, dessa vez com dor, não necessariamente coceira. O aparecimento é repentino e normalmente está associado à antibióticos, vacinas e até anestesia. Outro sinal comum de reação cutânea é a falha de pêlo no local de aplicações subcutâneas, porém sem coceira alguma e meses depois que a injeção foi dada. Normalmente há a atrofia da pele no local, não voltando a crescer o pelo.

Portanto, ficar de olho nas pulgas e usar frequentemente anti-pulgas (quinzenal ou mensal, no máximo) e oferecer uma ração de boa qualidade já é um grande passo para diminuir as chances das dermatites alérgicas nos felinos, embora a sensibilidade seja individual de cada um.

As informações e sugestões de saúde e bem-estar para o seu bichinho contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento do Médico Veterinário de sua confiança. Somente este profissional é capacitado para diagnosticar e medicar seu bichinho de estimação.

3 comentários:

Anonymous disse...

doutora, não é um comentário, é uma pergunta.. minha gata tem 7 anos, é uma persa e está a uns 4 meses com uma alergia no pescoço, eu levei na veterinaria, ela ja deu antibiotico, dermolene, shampoo peroxidex, troquei ração pra royal canin hiporalergic, entre muitas outras coisas e não adiantou. Agora estou pensando em trocar de veterinaria, mas gostaria de saber se existe alguma injeção para esse tipo de alergia, a ferida, parece com a da foto desse gatinho, cria uma casquinha... obrigada.

andanças disse...

Ahh esqueci de comentar eu misturava rações royal canin e premier de salmão para ela, e não são casquinhas q formam e sim crostas, outra coisa, rs...meu nome é Angela e o nome da minha gatinha é Mel. obrigada

Dra. Andréa disse...

Neste caso, Angela, seria bom trocar de veterinário. Mas procure um especialista, ou seja, um veterinário dermatologista. Antes da consulta não passe nada na Mel, não dê banhos nem nenhum tipo de medicamento via oral por sete dias antes da consulta, pois se tiver que coletar material para análise não haverá interferência.

Problema dermatológico é chato mesmo e não é qualquer um que sabe o que está fazendo, ainda mais em gatos. Esse problema pode ser mil coisas, inclusive micose, que em persa é básico. Há uma coisa importante que você não citou: se coça ou não!

Caso queira, conheço uma dermatologista para indicar. Me mande um email (abjoia@uol.com.br) caso queira o contato, ok?

Abraços,
Dra. Andréa