quarta-feira, 16 de junho de 2010

oculista para gato – isso existe??

Quem leu o título acima deve estar pensando na cena de um gato sentado na cadeira do oculista lendo aquelas letrinhas pequenas que são projetadas na parede do consultório e que nem sempre conseguimos decifrar... Pois é, nós humanos sempre projetamos nos animais tudo que sentimos e tudo o que acontece conosco. Gato vai ao oculista sim, só não precisa saber o grau dos óculos que vai usar!!!
A Medicina Veterinária atual está mais moderna e mais evoluída do que há 10 anos atrás, e é cada vez mais comum vermos médicos veterinários atendendo especialidades como dermatologia, oncologia, odontologia e a oftalmologia também.

Os problemas oculares em gatos são menos frequentes do que em cães, mas não menos graves. Uma boa parte deles está associada a outras causas. Por exemplo:
  • Doenças infecciosas sistêmicas: viroses, como a PIF, AIDS felina, herpesvirose, causando uveíte, úlceras de córnea e até cegueira se não tratadas a tempo;
  • Traumas: brigas com outros gatos, ataques de cães, com perfurações, arranhões e mordidas;
  • Doenças metabólicas: diabetes e hipertensão, muito comuns em felinos hoje em dia, causando descolamento de retina e catarata secundárias.
O exame oftalmológico nem sempre é fácil de ser realizado em gatos, uma vez que é demorado e a proximidade dos olhos com a boca e as unhas das patas anteriores é grande, sendo que o médico tem que estar também com seu rosto bem próximo para avaliar, tornando o procedimento arriscado. Portanto, em grande parte das situações se faz necessário o uso de tranquilizantes, para uma melhor qualidade da consulta. A avaliação consiste em exame físico direto do globo ocular, olhando sua estrutura, pálpebras e glândulas lacrimais. Normalmente pingamos um colírio para avaliação corneana. O exame indireto, ou seja, com o uso de aparelhos, também é realizado: faz-se a tonometria, isto é, medição da pressão ocular e avaliação de fundo de olho, região da retina, com o uso de um oftalmoscópio.

Junto com a avaliação ocular, na maioria das vezes são necessários também exames de sangue para verificar doenças sistêmicas e o estado geral do bichano, afinal, o organismo é um todo e as doenças não são independentes – um sintoma nos olhos tem grande chance de ser uma manifestação de doença metabólica.

Caso perceba algo nos olhos do seu gato, nunca pingue nenhum colírio sem antes consultar um veterinário, pois muitas vezes o sintoma se agrava mais, já que os gatos são sensíveis a vários componentes e no olho a absorção acontece do mesmo jeito que na pele. Na maioria das clínicas existe um profissional especializado que atende com hora marcada e faz o acompanhamento junto com o veterinário do animal.

As informações e sugestões de saúde e bem-estar para o seu bichinho contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento do Médico Veterinário de sua confiança. Somente este profissional é capacitado para diagnosticar e medicar seu bichinho de estimação.

Nenhum comentário: