sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

otite e cuidados com os ouvidos

A otite externa (inflamação do conduto auditivo acompanhada ou não de infecção) é uma das causas mais comuns que levam a coceira nos ouvidos dos animais, quase sempre com odor desagradável, o qual é notado muitas vezes pelo proprietário sem saber sua origem.

As causas da otite podem ser diversas, variando de alérgicas, parasitárias, bacterianas e fúngicas, por exemplo. Se seu gatinho frequenta pet shops para banhos, certifique-se que os ouvidos são protegidos da entrada de água, pois esta facilita o processo infeccioso pela umidade acumulada.

Para evitar que seu bichano seja acometido por este mal tão comum, faça uma breve inspeção (veja figura) na parte interna de suas orelhas, verificando vermelhidão, sangramento, mau cheiro, secreção amarelada ou enegrecida de consistência gordurosa ou mesmo ressecada.
 








Como o gato tem por hábito se lamber constantemente, o problema pode ser mascarado, piorando mais ainda quando se tem mais de um animal em casa, pois um lambe ao outro, retirando muitas vezes a “sujeira” visível. Por isso, uma consulta ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, ou a cada seis meses, é importante para que haja um exame clínico dos pavilhões auriculares, com instrumentos que permitam melhor visualização, como o otoscópio.

Um ouvido normal tem que ter coloração esbranquiçada/rósea, brilhante e sem acúmulo de secreção nas dobrinhas. Com um algodão envolvido em seu dedo indicador, faça a limpeza com soluções apropriadas para uso otológico em gatos, encontradas facilmente em pet shops. Também pode-se fazer a limpeza com o algodão seco. Nunca use hastes flexíveis, pois elas podem machucar seu bichano, traumatizando-o. Qualquer alteração é indício de problemas.

Para tratamento, são indicados produtos de uso tópico em primeiro grau como pomadas, gotas ou pour-on (pipetas com líquidos para despejar na nuca), variando conforme a causa. Medicação via oral ou injetável é necessária em quadros mais graves e crônicos e conforme o temperamento do animal.

As informações e sugestões de saúde e bem-estar para o seu bichinho contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento do Médico Veterinário de sua confiança. Somente este profissional é capacitado para diagnosticar e medicar seu bichinho de estimação.

Nenhum comentário: