sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

quando procurar o veterinário


Se você leu o título e respondeu “quando meu animal está doente” eu pergunto: “e quando é que seu animal fica doente?” Esse é o nosso grande dilema. Para os proprietários, os gatos só adoecem quando ficam velhos, quando param de comer ou quando têm algum sintoma clínico de doença, como vômito, diarréia, corrimento nasal, ocular etc. Só que tudo isso nem sempre acontece no gato. Eles mascaram facilmente seus problemas a ponto de um sintoma perceptível para nós ser, às vezes, o final de um problema irreversível.

Então, quem respondeu “sempre” chegou mais perto da resposta ideal. Quando nós vamos ao oftalmologista? Pois é, essa é frequência ideal do nosso bichano fazer aquela indesejável visita ao médico da família... Hoje em dia, trabalhar com prevenção é a regra. Não precisamos esperar a doença para tratar, podemos preveni-la antes do seu surgimento.

Logo de cara, ou seja, quando adquirimos algum bichano, é a hora de levá-lo ao médico para uma orientação geral e posterior vacinação + vermifugação. Quem nunca teve gato precisa conhecer sobre o seu manejo, quais os tipos mais comuns de doenças, o que podemos (ou não) esperar de pelo menos 10 anos de convivência.

Ao longo da vida, anualmente, com o reforço vacinal – ou independentemente disso – é a hora de uma visita ao doutor para exames de rotina e check-up. Menos de uma vez ao ano, já aumentamos o risco de passar batido por algum problema sub-clínico que não é perceptível no dia a dia.

Prostração, apatia, emagrecimento, falta de apetite, beber muita água, urinar demais, mudança de comportamento, feridas, pulgas, carrapatos, vômitos (constantes ou não), pelagem sem brilho, manchas, caroços pelo corpo, hálito forte, coceira (corpo e ouvido), aumento de volume abdominal, andar cambaleante, dificuldade de subir nas coisas, fezes amolecidas ou a falta delas, urina com sangue ou dificuldade em urinar, respiração mais rápida, inquietação, todos são exemplos de sinais que pedem uma consulta.

No caso de animais idosos – e isso nos felinos acontece a partir dos 12 ou 13 anos – as visitas ao veterinário precisam ser mais frequentes: a cada seis ou oito meses. Exames geriátricos (principalmente cardiológicos e renais) são obrigatórios.

Na verdade, procurar o veterinário é a maneira mais segura que temos de saber se o nosso gatinho está bem, pois além do exame médico, exames complementares (de imagem, laboratoriais) hoje em dia são bem utilizados e ajudam muito no diagnóstico e possível retardo de processos crônicos degenerativos nos gatos.

As informações e sugestões de saúde e bem-estar para o seu bichinho contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento do Médico Veterinário de sua confiança. Somente este profissional é capacitado para diagnosticar e medicar seu bichinho de estimação.

Nenhum comentário: