sexta-feira, 2 de abril de 2010

por que os gatos salivam tanto ao tomar remédios?

Quem nunca tentou dar uma medicação por via oral em gatos não sabe a missão impossível que é!!!! Em geral, os gatos são bastante complicados para medicar ou vacinar. É próprio da espécie ser desconfiado e arredio, o que dificulta a manipulação. Alguns colegas recomendam o mínimo de estresse ao examinar e principalmente ao conter um felino para evitar acidentes.

Se o animal precisar tomar uma medicação, por exemplo um antibiótico por vários dias consecutivos e levá-lo à clínica veterinária for inviável, medicá-lo por via oral pode ser uma tentativa... Mas nem sempre é tão fácil assim, como com os cachorros, pois os gatos possuem grande quantidade de receptores para o gosto amargo em suas papilas gustativas, que estão distribuídas por toda cavidade oral, mais precisamente na parte posterior da língua (que é bem onde colocamos a medicação!). Dessa forma, os gatos são muito mais sensíveis aos sabores do que nós e do que os cães, reagindo com salivação intensa ao sentir gostos desagradáveis, tentando expulsar a substância incômoda ingerida. Além disso, os felinos são muito seletivos com a ingestão de alimentos, cheirando muito bem antes e podendo discernir só com o olfato se um determinado alimento está azedo, amargo, salgado e até mesmo estragado.

A reação de salivação profusa pode ocorrer mesmo antes da ingestão, só de o gato associar a embalagem do medicamento ao gosto que ele sentiu anteriormente, tamanha a sensibilidade que eles possuem.

Existem algumas “técnicas” para administrar remédios para gatos, e todas consistem em disfarçar ou atenuar o gosto. Misturar o comprimido ao alimento na grande maioria das vezes é inútil, pois pelo cheiro ele separará ou nem tocará na comida. Medicações líquidas exalam mais odor, além de ter um contato com maior área da cavidade oral, aumentando a salivação. Uma tentativa é cortar o comprimido em alguns pedaços e lambusar com manteiga, para que escorregue mais facilmente até ser engolido, e dificultando que o animal cuspa. Outro jeito é deixar o animal no canto de um cômodo, de modo que ele se sinta acuado até o remédio ser introduzido na boca. Mas para isto, o proprietário tem que ter certa habilidade e não ter dó.

De tudo isso, a melhor coisa a se fazer hoje em dia para evitar o gosto e o trauma do animal é mandar fazer a droga em farmácias de manipulação - existem as veterinárias - onde estão disponíveis palatabilizantes com gosto acentuado de carne, frango e peixe, os quais são misturados ao princípio ativo da medicação e produzidos em forma de comprimidos parecidos com ração. Há também a alternativa em pasta, que se coloca na pata do gato, pois automaticamente ele lamberá, ingerindo o produto.

Se nada disso surtir resultado, deve-se pensar em medicação injetável, com a possibilidade de o proprietário aprender a aplicar a injeção com seu médico veterinário de confiança (normalmente por via sub-cutânea). Isso diminuiria o estresse do transporte até a clínica. Se o proprietário não se sentir seguro para aplicar a injeção, só resta levar o bichano ao veterinário.

As informações e sugestões de saúde e bem-estar para o seu bichinho contidas neste blog têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento do Médico Veterinário de sua confiança. Somente este profissional é capacitado para diagnosticar e medicar seu bichinho de estimação.

7 comentários:

Anônimo disse...

Minha gatinha esta tomando antibiótico e era um terror pra dar o comprimido pra ela até a minha mãe conseguir achar um jeito bem mais simples. Minha mãe fica de joelhos coloca a gata de barriga pra cima, prende as pernas dela, coloca o comprimido na boca dela e com um pouquinho de água na seringa (no caso dela com vitamina C) a água faz o comprimido descer e ela não engasga e já acostumou, depois damos um pouco de comida pra ela não ficar de mal com a gente.

Anônimo disse...

O meu gato ta c uma Broncapneumonia. Entao tenho q dar antibiótico em comprimido e em charope. Acho mais facil o comprimido pq consigo esconder na comida. O xarope quando vou para dar ja ele ta a babar.se todo. É sempre uma guerra.

Unknown disse...

Eu tenho uma pergunta minha gata teve filhotes tem dez dias e eu dei um medicamento será que é por isso ke ela babou mas ela ta desanimada mandei ela tomar banho e acabou ficando um tempo sem os filhotes dela tem alguma coisa haver será???? Me ajudem to meio aasustada

Anônimo disse...

Olá,
Meu gato tomou cefalexina por 10 dias, e agora, depois de parar de tomar, ele está exalando o cheiro do remédio (pela pele). Isso é normal?
Obrigada,
Mara.

Kelebruna disse...

Eu queria fazer uma pergunta meu gato ele ta salivando mais eu não sei qual remedio eu do pra ele !

Anônimo disse...

Depois de tomar o medicamento meu gatinho começa a salivar, isso significa que está colocando o medicamento para fora ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.